Sua saúde em trânsito: canais de comunicação rápidos e fáceis
30 de janeiro de 2020
Consulte quais são os locais de atendimento antes de viajar para seu destino
30 de janeiro de 2020

Conheça os benefícios de uma viagem para a saúde

Há pessoas que só de imaginar uma viagem já ficam felizes na hora. Você provavelmente conhece alguém assim ou você mesmo é assim. A sensação é ótima, não é mesmo? Apenas no começo desta conversa já deu para reparar o quão bem uma situação como esta pode trazer. Ela pode ajudar e muito tanto em níveis físicos quanto psicológicos e até sociais.

Então, abandone agora mesmo as sensações de stress, ansiedade e os hormônios vinculados a eles, como cortisol, e prepare uma dose extra de serotonina e oxitocina (hormônios de bem-estar) para embarcar nos benefícios desta experiência para sua saúde.

Fuga da rotina

O primeiro e, talvez,mais importante benefício de uma viagem é a fuga da rotina. Afastar-se, mesmo que apenas por alguns dias e esquecer, por um período dos problemas, focando apenas em descansar, promove um bem-estar imenso.

Desperta a criatividade

Se você conhece pessoas que atuam na área de comunicação, certamente, já ouviu elas falarem que precisam sair um pouco, dar uma volta, mesmo que por alguns minutos, para sair do problema e pensar em soluções. Isso, entretanto, não acontece apenas com publicitários ou designers, mas com todos. E, quando você viaja isso se intensifica. O motivo para tal situação é simples: quando você está em uma rotina, as visões de mundo e do próprio problema ficam restritas a este cenário. Já quando se viaja e se tem contato com novas experiências, sensações, pessoas, culturas, a criatividade é aguçada em todos os sentidos.

Maior confiança e autoestima

Por mais que uma viagem seja cuidadosamente planejada, sempre podem acontecer imprevistos e, ao conseguir superá-los, invariavelmente, sua confiança e auto-estima serão elevadas. Tal fato também poderá te ajudar para quando voltar para a rotina, uma vez que se sentirá capaz para obter soluções, pois sabe que é capaz.

Maior adaptação a mudanças

Não eventualmente, a capacidade de melhor adaptação também é aumentada. Isso acontece porque as alterações de planos promovidas em viagens são constantes, o que acaba tornando as pessoas que viajam mais ágeis frente a mudanças e com uma maior aceitação diante de cenários de transformações e transições.

Melhora a função cardíaca

O sedentarismo é um dos maiores responsáveis por problemas cardíacos atualmente. Pessoas que viajam com frequência são menos sedentárias e, consequentemente, tem uma probabilidade menor de ter problemas no coração, aumentando assim também sua expectativa de vida.

Se você já tem problema cardíaco é importante verificar a sua documentação do plano de saúde para a viagem, assim como o local de atendimento do Sistema Abramge de onde estará, para caso ocorra algum imprevisto. Confira aqui.

Aumento da habilidade social

Pessoas tímidas e com problemas de socialização se tornam capazes de superar essas condições quando criam o hábito de viajar porque durante uma viagem é praticamente impossível evitar o contato social.

Criação de boas lembranças

Ter boas memórias é fundamental para se manter feliz nos períodos em que não está viajando, e evitar assim problemas como a depressão. Isso acontece porque boas lembranças aumentam a produção de serotonina e de outros hormônios, como a endorfina, que é conhecida como um poderoso analgésico natural do organismo humano.

Fonte: https://catracalivre.com.br/viagem-livre/8-beneficios-de-uma-viagem-para-a-saude/