O sistema

O Atendimento Abramge consiste em um acordo estabelecido entre as operadoras de plano de saúde associadas à Abramge.

Por meio desse acordo, as operadoras se obrigam a prestar atendimento de urgência e emergência aos beneficiários das outras operadoras associadas, quando estes estiverem em trânsito, em locais fora de sua área de cobertura assistencial contratada e locais onde a respectiva operadora não tenha recursos próprios ou credenciados para a realização dos mencionados atendimentos.

Quem tem direito

Qualquer beneficiário de empresas filiadas à Abramge que estiver em trânsito, fora de seu domicílio, em locais onde seu plano de assistência médica não possua recursos próprios ou credenciados para atendimento.

As operadoras poderão ser conferidas na relação das empresas associadas à Abramge participantes do Atendimento Abramge.

O que é urgência e emergência em trânsito

Os termos urgência e emergência são aqui considerados conforme definição constante na Resolução nº 1451/95 do Conselho Federal de Medicina (CFM):

Urgência – ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata;

Emergência – constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato;

Beneficiário em Trânsito: aquele que se encontra em área de abrangência geográfica distinta daquela que consta em seu contrato de plano de saúde.

O que pode ser atendido

Todos os procedimentos de urgência e emergência aos usuários que tenham direito ao Atendimento Abramge. É importante que o usuário seja atendido prontamente para ter o seu diagnóstico e seja agilizado o encaminhamento para eventuais tratamentos.

Como proceder

1. Solicitar os seguintes documentos:
a. O cartão (carteirinha) de identificação do plano. (A partir de 10/10/2015 (veja adendo sobre o prazo) será obrigatória a logomarca do sistema na carteirinha do usuário)
b. Documento de identidade do usuário com foto e, no caso de menor, certidão de nascimento.

2. Para autorizar o atendimento, verificar na lista de empresas filiadas à Abramge o seguinte:
1º Passo – Se a empresa do usuário consta da lista, ou seja, se é associada à Abramge e tem direito ao sistema;
• Caso a empresa não conste da lista, informar ao usuário que o plano dele não permite esse direito;

2º Passo – Checar na mesma lista o nome dos municípios cobertos pelo plano de saúde do usuário;
• Caso o município deste local de atendimento conste da relação de municípios cobertos pela operadora de plano de saúde identificada, orientar o usuário a procurar sua própria empresa para atendimento.
• A não inserção da logomarca do Atendimento Abramge na carteirinha não impede o atendimento do beneficiário até 10/10/2015 (veja adendo sobre o prazo).

3. Comunicação do atendimento:
a. Se o pronto atendimento for próprio da operadora prestadora do serviço, informar imediatamente a administração de sua empresa sobre os dados do paciente que tiver o atendimento autorizado, para que a mesma entre em contato o mais rápido possível com a empresa detentora do contrato.
b. Se o pronto atendimento for credenciado e indicado por operadora participante, informar imediatamente à administradora da referida operadora para as providências de comunicação com a empresa detentora do contrato do paciente.

Material de apoio

Ligue Grátis - 0800.722.7511
Os usuários do Atendimento Abramge, tanto beneficiários como empresas operadoras de planos de saúde e serviços indicados, têm à disposição o telefone gratuito 0800.722.7511 que funciona 24 horas, ininterruptamente, incluindo sábados, domingos e feriados, para indicar locais de atendimento, esclarecer dúvidas e acolher sugestões e reclamações.

Confira a lista simplificada de empresas participantes

Orientações para as Recepções dos Locais de Atendimento

Vídeo de Apresentação do Atendimento Abramge

Ligue grátis 24 horas: 0800.722.7511 também aos sábados, domingos e feriados
 

Orientações sobre prazos, documentação, tabelas, impostos e taxas.

Ficha de atualização: Inclusão, exclusão, alteração de local de atendimento /informações sobre a área de cobertura da operadora

Área de atendimento: localidade mais próxima de você.

Orientações para as Recepções dos Locais de Atendimento Abramge.

Regulamento do Sistema da ABRAMGE Nacional de Atendimento de Urgência e Emergência em Trânsito

 

Saibam quais são as localidades do Atendimento Abramge.

A área de abrangência geográfica em casos de estar fora da área em contrato.

Lista de empresas participantes do atendimento abramge disponível neste site.

Os deveres da operadoras e os direitos dos beneficiários em casos de urgência e/ou emergência